domingo, 21 de junho de 2015

Você pode imaginar uma obra de arte iniciada em 1882 e seu término previsto para 2026?
O Templo Sagrada Família, localizado na cidade catalã de Barcelona (Espanha), é hoje o local mais visitado por turistas, apesar de estar inacabado.

Financiado por contribuições, foi projetado pelo arquiteto Antoni Gaudi onde dedicou seus últimos 40 anos de vida na construção, que começou com elementos neogóticos (agulhas das torres em forma de espigas de milho, rendilhado nas bandeiras dos vãos), elementos barrocos (as estruturas funcionais passam a ser meramente decorativas) e elementos mouriscos (utilização da cor e do tijolo vidrado), mas o projeto foi modificado quando Gaudi assumiu.

O Templo foi projetado para ter três grandes Fachadas: Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudi ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por terminar.

Ele foi concebido como um enorme livro que conta a fé, a esperança e a caridade através de símbolos cristãos, e os jogos de luz colorida filtrada por vitrais encantam todos que entram nele.

O órgão instalado na abside (arco ou abóbada), conta com 1.492 tubos e transmissão eletrônica. Foi concluído em 2010 pelo maestro Albert Biancafort de Montserrat. Foi tocado, pela primeira vez, em novembro do mesmo ano com a presença do Papa Bento XVI.

A nave central do Templo com comprimento de 90 metros, largura de 45 e altura de 60 metros, com colunas construídas como se fosse um bosque de palmeiras.

Quanto tempo ainda falta para terminar? Impossível dizer já que a construção depende do ritmo das doações. Falta uma fachada inteira e o pináculo central que é dedicado a Cristo.

Cada vez que o turista vai à Barcelona vê uma Sagrada Família diferente, nova.

A curiosidade e o fascínio pela construção inacabada torna o Templo cada dia mais interessante. Talvez quando estiver pronto não cause tanto impacto e curiosidade, mas o arquiteto Antoni Gaudi descansará em paz entre as 12 torres de sua obra prima como desejava.







0 comentários:

Postar um comentário

Unigranrio Publicidade