domingo, 21 de junho de 2015


A arte que hoje apresento para vocês, leitores e leitoras, é a Grande Mesquita Sheikh Zayed, um dos mais importantes tesouros arquitetônicos dos Emirados Árabes Unidos, e um dos monumentos religiosos mais imponentes, além de ser uma das mais belas obras de arte e também a terceira maior mesquita do mundo. Diferente de outras mesquitas é aberta a todos os visitantes, e sua capacidade é para 7.126 fiéis.

Conheça conosco Abu Dhabi, que originalmente "Milh", que significa sal, referindo-se às águas salgadas do Golfo Pérsico. Beduínos, árabes do deserto, chamam a cidade de Umm Dhabi (mãe do cervo).

A construção que começou no final de 1996 durou quase 12 anos, utilizando 38 empresas, 3.500 trabalhadores e 2,5 bilhões AED (moeda dos Emirados Árabes Unidos).

O projeto no início da mesquita era marroquino, mas decidiram incluir características globais também. Seus materiais foram escolhidos por sua durabilidade, qualidade e beleza, que incluem ouro, pedras semipreciosas, cristais, cerâmica e mármore branco italiano (que é considerado um dos mais puros do mundo), com desenhos florais que enfeitam as salas de orações e paredes interiores da mesquita com mosaico de vidros.

O salão principal nos encanta com um lustre maravilhoso com 10 metros de diâmetro, 15 metros de altura e pesando 12 toneladas. Com tecnologia de fibra ótica e milhares de cristais Swarovski avaliados em US $ 8,2 milhões, esta sala também tem o maior tapete artesanal mundo, que foi feito à mão por 1.200 artesãs iranianas, onde utilizaram 30 toneladas de lã e 15 toneladas de algodão, demorou cerca de 20 meses para ser concluído, com um total de cinco milhões de nós. Seu valor estimado é de oito milhões de dólares.

A cúpula, na arquitetura islâmica, não é apenas uma forma artística, é uma cúpula de céu em miniatura, transformando os raios do sol em sombras e luzes.

E por falar em sombras e luzes, a mesquita possui uma linda iluminação automática que segue a fase da lua e, dependendo da época do ano, esta iluminação muda.
 
Existe um imenso pátio de 17 mil metros quadrados com 1.048 colunas de mármore. Mosaicos florais pavimentam o piso. Lago artificial (7.874 metros quadrados) contorna a mesquita, deixando-a mais bonita e encantadora.

A porta principal da mesquita toda em vidro possui 12,2 metros de altura e 7 metros de largura.

Há uma maravilhosa biblioteca que atende os visitantes com livros clássicos e publicações sobre uma variedade de assuntos islâmicos: ciências, civilização, caligrafia, artes, moedas e inclui algumas raras publicações que remontam mais de 200 anos, inclusive encontram-se lá Versículos do Alcorão escritos em três tipos de caligrafia árabe.

Como vocês sabem a Mesquita é um lugar de oração e existem algumas exigências aos visitantes para poderem entrar, tais como:
  • Usar roupas modestas, conservadoras, largas, mangas compridas, saias longas e calças.
  • Não usar roupas transparentes.
  • Homens não podem usar shorts.·.
  • Para Mulheres os shorts e saias devem ser de comprimento no tornozelo.
  • Não é permitido usar roupas apertadas, de banho ou de praia.
  • O calçado deverá ser retirado antes de entrar na mesquita.
  • Véu para as mulheres é essencial (são fornecidos na entrada).
  • Comportamentos íntimos, como mãos dadas e beijos não são aceitos em um lugar de culto dos muçulmanos. 
  • Por razões de segurança e de respeito aos fiéis, os visitantes devem ficar dentro das áreas permitidas.
  • Alimentos não são permitidos nas áreas da mesquita.
  • Não se deve tocar no Alcorão (livro sagrado) e outros elementos arquitetônicos dentro do salão principal de oração.


Independente da religião ou crença de cada um dos turistas que a visita, o importante é admirá-la como obra de arte e expressão da capacidade humana em poder realizar seus projetos grandiosos.




Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Unigranrio Publicidade